Queria ter um padrinho

Quando comecei a entrar mas a fundo na área de informática acabei fazendo minha 1ª página na internet. Era a página da minha antiga igreja a Igreja Batista na Av. Liberdade a IBAL. Tive muitas ideias na época a parti daí CSS, HTML e JavaScript já eram coisas comuns no meu cotidiano.

Depois, fiz um curso de Web Designer porém boa parte das coisas que o professor ensinava eu já conhecia. Me adentrei na programação, foi quando conheci o PHP e um pouco de banco de dados O Mysql. Ao me aprofundar mais nessa área pude ver que os meus conhecimentos não eram suficientes. Prá trabalhar com banco de dados você precisa conhecer modelagem de dados além de lógica de programação. No banco de dados tem as peculiaridades de cada banco, além da possível interação entre javascript e banco de dados com o Jquery e o Ajax. Agora já vem o HTML 5 algo novo em que o HTML não irá necessitar de tantos plugins. Há de se convir que a área da informática é uma área que está em constante modificação, tem também a questão da orientação a objetos, então é uma área gostosa de se trabalhar, porém exige muita dedicação do profissional. Além disso envolve muito dinheiro tanto para se fazer cursos quanto na contratação para elaboração de sistemas. Neste sentido gosto de fazer algumas críticas tanto em relação a cursos profissionalizantes quanto a empresas que já querem os profissionais prontos. Por exemplo, um jovem em início de carreira por mais que queria fazer um bom curso de informática não terá condições devido aos altos preços dos cursos de informática.

Uma outra questão é a relação custo x aprendizagem. O que vejo em muitas escolas de informática é que os cursos são nivelados muito por baixo. Um dos cursos que fiz de WebDesigner não deu noção nenhuma de JavaScript. Outro curso que fiz de PHP não deu nenhuma noção de Modelagem de Dados. Na minha opinião esses cursos são uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Além disso, os professores não são qualificados.

Cursos de boa qualidade são muito caros, difíceis de encontrar e são pouco divulgados. Porém quem não tiver uma boa orientação sobre eles com certeza gastará muito dinheiro em vão.

Por isso eu digo, se os donos das organizações de informática dessem oportunidades para esses jovens com certeza não teríamos tão grande deficit de profissionais nesta área.

Hoje estou na área administrativa em parte ao não incetivo que tive por parte de meus ex-empregadores. Creio que pessoas com talento e aptidão deveriam ser incentivados.

Uma prova disso é que no meu atual trabalho sempre que é necessário alguma tarefa mais complexa de informática na maioria das vezes consigo resolver.

O grande problema de nossa sociedade é que todos querem encontrar sistemas prontos para usar, profissionais prontos, tudo pronto.

Porém poucos são aqueles que dão oportunidade, criam, inventam, inovam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoder da net Pede Senha de Instalação - Procedimento